sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sua comunicação é eficaz?

Avalie o desenvolvimento de sua comunicação

Por *Felipe Ribeiro

A demanda profissional na sociedade moderna exige profissionais cada vez mais
preparados e com múltiplas habilidades. Nesse contexto empresas e diversos profissionais buscam resoluções e treinamentos específicos, pois a chegada do 3º
milênio demonstra uma verdadeira revolução nas organizações.
Nos diferentes ambientes que compõe este mundo atual, há uma exigência maciça sobre a qualificação do profissional, este deve atuar cada vez mais em equipe,saber se expressar, defender linhas de ações, representar seu produto, realizar negociações..., enfim, expor-se a situações as quais seu desempenho será constantemente avaliado. É fundamental que, nesses momentos o profissional transmita
credibilidade, motivação e envolvimento! Para isso, torna-se cada vez mais importante o domínio de técnicas de comunicação. O falar bem, com voz firme, adquire um enorme valor nesses momentos, transmitindo energia e dinamismo, confiança, simpatia e segurança.
A Comunicação Eficaz é considerada a principal ferramenta estratégica das relações sociais e profissionais. É a ferramenta fundamental para a realização de uma Comunicação Negocial e Empresarial nas corporações, entre seus colaboradores,
fornecedores e seus clientes, promovendo o relacionamento comunicativo eficaz com os
clientes internos e externos.
A eficiência na comunicação varia de acordo com quem se fala e quando se fala.
Felizmente, ela é composta de uma série de habilidades que qualquer pessoa pode
aprender, através da avaliação de si próprio e dos outros e treinamentos sistemáticos.
Desta forma, o professor, treinador ou facilitador de oratória, se insere neste
contexto como consultor, assessor e instrutor de treinamento na área de comunicação
corporativa e pessoal. Falar bem, com segurança, elegância e naturalidade em qualquer
situação é imprescindível.
O aprimoramento do processo comunicativo é recomendado a todos que se interessam pelo desenvolvimento de sua comunicação pessoal e profissional, facilitando a formação do marketing pessoal, a utilização da linguagem "persuasiva" e influência de pessoas.
No aprimoramento são utilizadas técnicas eficazes através de atividades dinâmicas e simulações objetivas (individuais ou em grupo) visando à criação de um novo padrão de comunicação profissional, que harmonizará o perfil do falante, com foco em sua profissão.


Faça sua Auto-avaliação
( ) Tenho voz firme, com bom volume, com velocidade adequada, som agradável que
transparece segurança e credibilidade
( ) Falo em público sem medo ou inibição, transmitindo a mensagem de maneira eficaz
( ) Minha pronuncia é considerada adequada, pois não distorço nenhum som
( ) Minha fala é fluente, não apresento bloqueios ou gagueira
( ) Não possuo vícios de linguagem: ãh, Né, tá, gírias...
( ) Uso microfone com segurança
( ) Falo com meus superiores com a mesma tranqüilidade que meus amigos
( ) Emprego o Português corretamente
( ) Sei como me comunicar em entrevistas de seleção e dinâmicas
( ) Sinto-me seguro para apresentar monografia ou TCC
( ) Consigo utilizar recursos audiovisuais sem prejudicar a fluência
( ) Me considero pronto para perguntas provocativas e inconvenientes
( ) Estruturo meus recursos audiovisuais com coerência
( ) Aplico meu Marketing Pessoal e utilizo Network com eficiência
( ) Utilizo os gestos (Expressão Corporal) sem escassez ou exageros
( ) Raramente fico rouco ou sem voz (nem lembro a última vez)
( ) Leio em público com segurança e coloco emoção no texto
( ) Falo de improviso e nunca tenho "brancos" ao falar
( ) Diferencio bem minha capacidade de ouvir e escutar
( ) Tenho boa postura física diante de meu público ouvinte
( ) Utilizo aparelho Ortodôntico e este não interfere na minha fala
( ) Saio de situações imprevistas na apresentação sem me abalar
( ) Componho meu roteiro de discurso utilizando coesão e coerência


Caso tenha deixado de marcar alguma das opções (ou ficou em dúvida), e possui
motivação para potencializar essa característica, busque auxilio de um treinador
capacitado.


* Felipe Ribeiro é consultor em Comunicação Profissional e Interpessoal
Preparador Vocal de radialistas, atores, pastores e profissionais da voz
Professor Titular em Cursos de Jornalismo no Rio de Janeiro
Palestrante em Saúde Vocal, Oratória e Comunicação Eficaz
Psicopedagogo Institucional
Fonoaudiólogo
CRFa. 11.428-RJ
fonoterapiarj@ibest.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário